sábado, 19 de março de 2011

Brincar é coisa séria...

A atividade lúdica é importante para o ser humano em qualquer idade, mas é primordial e essencial na infância. A criança tem a necessidade de agir em relação ao mundo e no jogo e na brincadeira ela é desafiada a indagar, questionar, transformar e desvendar a própria realidade.

Partilhando as brincadeiras com outras crianças tem oportunidade de viver diferentes emoções, afetos, rupturas, trocas, aproximações. Aprende a dividir, a perder e a ganhar, a lidar com sua ansiedade, seus medos e suas angústias. As crianças precisam ser estimuladas a ter oportunidades diferentes de pensar, refletir, agir,discutir, criar e imaginar. Por essa razão,BRINCAR É PRECISO!

Vamos aproveitar e BRINCAR com as crianças! Melhor que qualquer brinquedo é um adulto disponível para brincar com elas.

Lembre-se que o jogo e a brincadeira existem também para alegrar a vida, brinque só por brincar!!! E esqueça, de vez em quando, as “atividades de escola”.

O gosto pela atividade lúdica não é exclusivo da criança. Ele se mantém vivo na adolescência, e continua, com características diversas, pela vida toda. Fique atento(a) para que todos tenham a oportunidade de brincar.

A brincadeira possibilita ricas vivências, onde cada criança cresce percebendo que é indispensável ao grupo e tem sua merecida importância perante aos demais. Não pode desobedecer as regras, é no jogo e na brincadeira que a criança compreende que no seu dia a dia, também existem regras e normas a serem cumpridas e obedecidas, ela descobre isso de maneira lúdica e agradável.



Algumas Dicas Importantes:

· Quando você for dirigir qualquer atividade recreativa tente ser sociável, interaja com todos, seja simpático, tenha senso de humor, seja maleável, tenha “jogo de cintura” etenha muita vivacidade.

· Lembre-se, as crianças não gostam de “cara feia”. SORRIA e faça sorrir também.

· Não eleja prediletos, respeite a individualidade, o ritmo e o “pique” de cada um.

· Seja flexível e na medida do possível, aceite as sugestões das crianças.

· Estabeleça uma comunicação clara, simples e direta.

· Preste atenção no tom de sua voz, você deve ser firme e objetivo, deve transmitirconfiança e respeito, nunca medo e autoritarismo.

· Esclareça as regras e normas das brincadeiras, das atividades e dos jogos antes decomeçar, para evitar mal entendidos durante os mesmos.

· Tenha paciência e não negue à criança contato corporal, atenção e carinho nunca é demais.

· Incentive suas crianças, elogie sempre que possível, vibre com suas vitórias e conquistas,ajude-as a superar e aceitar as perdas e os fracassos, faça com que elas e você se tornem campeões nas brincadeiras e na vida!

na próxima postagem colocarei algumas brincadeiras para crianças de 0 a 6 anos....
abraços brincantes =)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre nesta brincadeira! comente!