domingo, 20 de março de 2011

Bom dia, aproveitando que é domingo estou colocando algumas brincadeiras para executarem ainda hoje, com as crianças de casa!!!! Risadas e diversão garantida!
Bom domingo e abraços brincantes!


CORRIDA DAS TARTARUGAS - as crianças vão adorar envolver na brincadeira vários adultos e crianças da família (pai, mãe, tios, tias, vovós e vovôs, também estão convidados a brincar após o almoço de domingo), brinque um pouco com corrida individual e após passe para a gigante (descrição abaixo).

PREPARAÇÃO: Crianças posicionadas como as tartarugas, com as mãos no chão, sem encostar os joelhos no chão.

DESENVOLVIMENTO: Ao sinal do professor, cada criança deverá percorrer o espaço designado contendo uma caixinha colorida nas costas, ou uma almofada ou um tatame (que será o casco), sem deixar cair. Quem chegar primeiro ao local de chegada será o vencedor.
 
TARTARUGA GIGANTE
Crianças pequenas, até 7 anos, também têm vez nos Jogos Cooperativos. Este é um jogo simples, mas que as ajuda no exercício da cooperação.
Objetivo do Jogo:
Mover a tartaruga gigante em uma direção.
Propósito:Brincar cooperativamente, compartilhando os valores da alegria pela brincadeira, da simplicidade, da parceria e da união para caminhar juntos.
Recursos:
Um tapete grande ou algo como uma folha de papelão, um colchão, um cobertor ou outro material apropriado.
Descrição:
O grupo de crianças (ou adultos também) engatinham sob a "casca da tartaruga" e tentam fazer a tartaruga se mover em uma direção.
Dicas:
No começo as crianças podem se mover para diferentes direções e pode demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabalhar juntas para a tartaruga se mover. Mas não desista. Repita outras vezes, em outros dias e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca.
Um desafio maior pode ser ultrapassar "montanhas" (um banco) ou percorrer um caminho com obstáculos sem perder a casca.

LOBISOMEM QUE HORAS SÃO?

Um participante é escolhido para ser o Lobisomem que fica bem distante dos demais e virado de costas. Os outros participantes ficam em uma área delimitada por uma linha e perguntam:

_Lobisomem que horas são?

O Lobisomem responde:

_ 4 horas (todos devem dar 4 passos)

Quando o Lobisomem responde HORA DE COMER ! vira-se e tenta pegar os participantes, mas deve respeitar a marcação do começo, quem for pego vira lobisomem também e ajuda a pegar os outros.


SALVE-SE COM UM ABRAÇO

Desenvolvimento:

Esse jogo é um pega-pega diferente, quem for pego se congela e pode ser salvo com um

abraço.


BATATINHA FRITA .1. 2. 3

Desenvolvimento:

Uma pessoa fica de costas para todos os participantes numa distância bem grande e grita

Batatinha frita 1, 2, 3, enquanto ela vai falando todos vão andando para alcançá-la, quando ela fala 3, vira-se e todos viram estátuas, quem se mexer volta para o início do jogo, vence quem chegar primeiro.



MARÉ

Desenvolvimento:Esse jogo é uma variação do Lobisomem. O Pescador fica falando - A maré vai subindo, subindo, subindo e quando vira e fala desceu... tenta pegar os peixes. Esse jogo é extremamente divertido, seria ideal para se brincar em uma quadra e com um espaço bem grande entre o “pescador” e os “peixes”. É indicado para crianças de qualquer idade e até jovens e adultos se divertem bastante com ele. Evite possíveis acidentes, observe se o local onde a atividade vai ser desenvolvida é seguro, não oferecendo riscos de acidente aos participantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre nesta brincadeira! comente!