quinta-feira, 24 de março de 2011

roda.....doce...roda

Vou deixar uma brincadeira de roda que eu gosto muito....
A disposição da brincadeira os brincantes farão duas rodas uma dentro da outra.
Cada roda gira para uma direção e no moneto da música *desanda roda" muda a direção das duas rodas.
A música é bem simples, no ritmo de O cravo brigou com a rosa:
"anda roda, desanda roda que eu quero colher a flor.... 
anda roda, desanda roda que a mais bela eu abraçarei (neste momento as rodas param e as crianças abraçam quem parou na sua frente!"
Uma brincadeira tranqüila e afetuosa!!!!!
Vamos permitir e possibilitar o afeto!

abraços brincantes.... até a próxima brincadeira

Brincar para todos!!!!

http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=860&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&id=12665%3Abrincar-para-todos&option=com_content&view=article


Saudações lúdicas,
Hoje vou postar uma dica de leitura com muitas idéias... uma apostila criada pela Instituição LaraMara e MEC, que  a disponibiliza gratuitamente. O brincar é inclusivo.... não deixa ninguém de fora!!!!
Apostila: Brincar para Todos com vários brinquedos para serem feitos para crianças cegas.... ótimos brinquedos para todas as crianças, para os pequenos, estimulação....
Aproveitem!!!!
Abraços....

terça-feira, 22 de março de 2011

Fazendo um vulcão e um dinossauro!


Dinossauro em papel machê
 

     Materiais:
     Garrafa de refrigerante PET 02 litros
      Fita adesiva crepe
      Caixa de creme dental
       Papelão
      02 garfinhos de madeira
       Tubo de papel higiênico
      Cola de farinha de trigo
       Folhas de jornal
       Tinta acrílica nas cores:
        abacate, esmeralda, preto e branco.
Dinossauro
Pernas: Cortar pela metade no sentido horizontal uma caixa de creme dental e colar com cola quente na lateral da garrafa Pet 2 litros
Braços :utilize garfinhos de festa e cole no sentido horizontal.
Cabeça :pegue um rolinho de papel higiênico e cole no gargalo no sentido horizontal
Cauda : utilize o molde de papelão e cole
Recorte triângulos para fazer a crista do dinossauro, cole jornal sobre a estrutura com cola de farinha de trigo e pinte com tinta guache, e deixe secar.
Vulcão
Massa de modelar  marrom
01 colher (café) de bicarbonato de sódio
½ copo de vinagre
01 colher (café) de anilina comestível laranja
1 xícara (café) de detergente
½ copo de água
01 jarra
Construir o vulcão e colocar esta mistura no meio dele.... As crianças vão adorar a brincadeira, principalmente construir e depois brincarem com o resultado!
Divirtam-se!
até outra brincadeira!

Tangran - quebra-cabeça chinês!!!


O Tangran é um antigo quebra-cabeças de origem chinesa.
Conta-se que um dia, à mais de 4000 anos, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.
Deixo aqui o molde e algumas possibilidades para começar a brincadeira! O desafio é que descubram mais figuras ainda!
Abraços brincantes!







domingo, 20 de março de 2011

Construa e brinque!!!!

Olá, no último post dei dicas para brincarem neste domingo.... mas após olhar direito pela janela, achei que deveria colocar dicas com brincadeiras para dentro de casa e que as crianças ficariam entretidas por um bom tempo, sem muita agitação. Então entrei no meu baú de idéias e achei algumas, fáceis de fazer e que os pequenos ADORAM!
Peguem papel e façam uma grande pista de corrida no chão, cada um da casa pega um carrinho e é só começar a corrida! Ai, ai ai... e não deixem as meninas de fora da brincadeira, todas as brincadeiras pode ser para TODOS!


Outra idéia é construir casinhas de papelão para os bichinhos de pelúcia, e lógico envolver as crianças na construção, eles vão adorar ser os pintores das casinhas!!!!




Construir móveis pequenos para as crianças, também é uma ótima idéia. Além de proporcionar horas de construção e brincadeiras, eles vão adorar ter os adultos disponíveis para criarem com eles. O significado e valor que estes móveis terão... com certeza será muito maior, comparado a um comprado!

Quem nunca gostou de fazer cabaninhas quando criança? Que tal hoje construirem uma moradia diferente e divertida na sala... e passar o dia brincando nela! Aproveitem materiais como travesseiros, cabos de vassoura para fazer os suportes, lençõis, cobertores, prendedores de roupa.... com certeza saíra uma ótima cabana!



As crianças adoram desenhar, e para os pequenos quanto mais espaço, melhor! Que tal construir um suporte para papel e afixar atrás da porta, desta forma os pequenos ficam a vontade para serem artistas, sem deixar marcas na sua parede.

 Espero que tenham gostado, e aproveitem este dia nublado.... e dê cor a ele dentro de casa!
abraços e boas brincadeiras!!!!
Bom dia, aproveitando que é domingo estou colocando algumas brincadeiras para executarem ainda hoje, com as crianças de casa!!!! Risadas e diversão garantida!
Bom domingo e abraços brincantes!


CORRIDA DAS TARTARUGAS - as crianças vão adorar envolver na brincadeira vários adultos e crianças da família (pai, mãe, tios, tias, vovós e vovôs, também estão convidados a brincar após o almoço de domingo), brinque um pouco com corrida individual e após passe para a gigante (descrição abaixo).

PREPARAÇÃO: Crianças posicionadas como as tartarugas, com as mãos no chão, sem encostar os joelhos no chão.

DESENVOLVIMENTO: Ao sinal do professor, cada criança deverá percorrer o espaço designado contendo uma caixinha colorida nas costas, ou uma almofada ou um tatame (que será o casco), sem deixar cair. Quem chegar primeiro ao local de chegada será o vencedor.
 
TARTARUGA GIGANTE
Crianças pequenas, até 7 anos, também têm vez nos Jogos Cooperativos. Este é um jogo simples, mas que as ajuda no exercício da cooperação.
Objetivo do Jogo:
Mover a tartaruga gigante em uma direção.
Propósito:Brincar cooperativamente, compartilhando os valores da alegria pela brincadeira, da simplicidade, da parceria e da união para caminhar juntos.
Recursos:
Um tapete grande ou algo como uma folha de papelão, um colchão, um cobertor ou outro material apropriado.
Descrição:
O grupo de crianças (ou adultos também) engatinham sob a "casca da tartaruga" e tentam fazer a tartaruga se mover em uma direção.
Dicas:
No começo as crianças podem se mover para diferentes direções e pode demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabalhar juntas para a tartaruga se mover. Mas não desista. Repita outras vezes, em outros dias e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca.
Um desafio maior pode ser ultrapassar "montanhas" (um banco) ou percorrer um caminho com obstáculos sem perder a casca.

LOBISOMEM QUE HORAS SÃO?

Um participante é escolhido para ser o Lobisomem que fica bem distante dos demais e virado de costas. Os outros participantes ficam em uma área delimitada por uma linha e perguntam:

_Lobisomem que horas são?

O Lobisomem responde:

_ 4 horas (todos devem dar 4 passos)

Quando o Lobisomem responde HORA DE COMER ! vira-se e tenta pegar os participantes, mas deve respeitar a marcação do começo, quem for pego vira lobisomem também e ajuda a pegar os outros.


SALVE-SE COM UM ABRAÇO

Desenvolvimento:

Esse jogo é um pega-pega diferente, quem for pego se congela e pode ser salvo com um

abraço.


BATATINHA FRITA .1. 2. 3

Desenvolvimento:

Uma pessoa fica de costas para todos os participantes numa distância bem grande e grita

Batatinha frita 1, 2, 3, enquanto ela vai falando todos vão andando para alcançá-la, quando ela fala 3, vira-se e todos viram estátuas, quem se mexer volta para o início do jogo, vence quem chegar primeiro.



MARÉ

Desenvolvimento:Esse jogo é uma variação do Lobisomem. O Pescador fica falando - A maré vai subindo, subindo, subindo e quando vira e fala desceu... tenta pegar os peixes. Esse jogo é extremamente divertido, seria ideal para se brincar em uma quadra e com um espaço bem grande entre o “pescador” e os “peixes”. É indicado para crianças de qualquer idade e até jovens e adultos se divertem bastante com ele. Evite possíveis acidentes, observe se o local onde a atividade vai ser desenvolvida é seguro, não oferecendo riscos de acidente aos participantes.



sábado, 19 de março de 2011

Brincar é coisa séria...

A atividade lúdica é importante para o ser humano em qualquer idade, mas é primordial e essencial na infância. A criança tem a necessidade de agir em relação ao mundo e no jogo e na brincadeira ela é desafiada a indagar, questionar, transformar e desvendar a própria realidade.

Partilhando as brincadeiras com outras crianças tem oportunidade de viver diferentes emoções, afetos, rupturas, trocas, aproximações. Aprende a dividir, a perder e a ganhar, a lidar com sua ansiedade, seus medos e suas angústias. As crianças precisam ser estimuladas a ter oportunidades diferentes de pensar, refletir, agir,discutir, criar e imaginar. Por essa razão,BRINCAR É PRECISO!

Vamos aproveitar e BRINCAR com as crianças! Melhor que qualquer brinquedo é um adulto disponível para brincar com elas.

Lembre-se que o jogo e a brincadeira existem também para alegrar a vida, brinque só por brincar!!! E esqueça, de vez em quando, as “atividades de escola”.

O gosto pela atividade lúdica não é exclusivo da criança. Ele se mantém vivo na adolescência, e continua, com características diversas, pela vida toda. Fique atento(a) para que todos tenham a oportunidade de brincar.

A brincadeira possibilita ricas vivências, onde cada criança cresce percebendo que é indispensável ao grupo e tem sua merecida importância perante aos demais. Não pode desobedecer as regras, é no jogo e na brincadeira que a criança compreende que no seu dia a dia, também existem regras e normas a serem cumpridas e obedecidas, ela descobre isso de maneira lúdica e agradável.



Algumas Dicas Importantes:

· Quando você for dirigir qualquer atividade recreativa tente ser sociável, interaja com todos, seja simpático, tenha senso de humor, seja maleável, tenha “jogo de cintura” etenha muita vivacidade.

· Lembre-se, as crianças não gostam de “cara feia”. SORRIA e faça sorrir também.

· Não eleja prediletos, respeite a individualidade, o ritmo e o “pique” de cada um.

· Seja flexível e na medida do possível, aceite as sugestões das crianças.

· Estabeleça uma comunicação clara, simples e direta.

· Preste atenção no tom de sua voz, você deve ser firme e objetivo, deve transmitirconfiança e respeito, nunca medo e autoritarismo.

· Esclareça as regras e normas das brincadeiras, das atividades e dos jogos antes decomeçar, para evitar mal entendidos durante os mesmos.

· Tenha paciência e não negue à criança contato corporal, atenção e carinho nunca é demais.

· Incentive suas crianças, elogie sempre que possível, vibre com suas vitórias e conquistas,ajude-as a superar e aceitar as perdas e os fracassos, faça com que elas e você se tornem campeões nas brincadeiras e na vida!

na próxima postagem colocarei algumas brincadeiras para crianças de 0 a 6 anos....
abraços brincantes =)

 

Brincando de Faz de Conta.....

o adulto pode incrementar o faz de conta das crianças, utilizando máscaras, criando cabanas, explorando temas adorados pelas crianças: piratas, dinossauros, princesas, reis, monstros... etc! Segue modelo de algumas máscaras, ótimas para brincar com crianças a partir de 3 anos. Criar histórias brincadas, é diversão garantida!





Dando início a brincadeira....

Há tempos tenho ensaiado esta brincadeira, mas sempre acabado priorizando outras coisas...Hoje ministrei uma oficina e voltei mais instigada a ocupar este espaço. Dividir e disponibilizar brincadeiras, recomendar brinquedos e livros infantis, discutir sobre desenvolvimento infantil, mediação lúdica e principalmente.... provocar os adultos a BRINCAREM!!!! brincar em casa, com os filhos, amigos e brincar em serviço (professores... se permitam brincar pelo simples fato de se divertir com as crianças... os objetivos pedagógicos será consequencia garantida)!

Neste espaço quero trazer possibilidades e ficaria bem contente com comentários da utilização das brincadeiras e adorarei receber dicas e novas brincadeiras....

1....2....3 e já.....

este blog vai começar!